quinta-feira, agosto 20, 2009

Gerir o Tempo

São 14:17. Estou com fome. Cozinhei a galinha de manhã. O arroz ainda não está pronto. Saio das aulas as 14:00, e volto às 17:30. Para depois sair às 19:30. O horário nocturno calha com os dias de ensaios na agência de modelos. O que faço?
Depois vem o ginásio. Estive doente há dias e tenho que recuperar o tempo e o peso perdido. Como então fazê-lo?
Normalmente cozinhava à noite, porque não havia aulas naquele período. Agora chego cansado a casa, e ainda tenho que cozinhar, comer, lavar-me e rever as tarefas. Oh, e a organização da casa não escapa. Tudo junto. Para uma só pessoa. E será assim também com vocês que tendem a viver sozinhos. Lembrem-se, não se apoiem às costas dos responsáveis por vocês porque eles também têm as vidas deles. Façam as coisas sozinhos, saibam gerir o tempo.
E a água do arroz já começou a ferver. :-)


(Editado ao 21 de Agosto)
Como gerir o tempo? Pareço ter muito pouco!!!

Boa pergunta.

Para os que acordam cedo, essa tarefa aqui será fácil. Mas acordando cedo ou não, se pegarem no computador e passarem o dia na Internet, e 5 minutos antes da aula lembrarem-se que há roupa por engomar, não estarão a fazer nada. Os preguiçosos, vamos, tenham o hábito de levantar o mais cedo possível. Aqui a hora muda com o mudar das estações, por isso, vejam lá, não apareçam na aula de segunda feira às 8h, porque pensam que são 7h....
Eu pessoalmente levanto entre as 6:00 e as 6:30. Aqui, o famoso provérbio "não podemos fazer duas coisas ao mesmo tempo" deixa de valer.
O meu hábito diário é de logo após acordar, beber dois copos de água morna, sentar-me na cama durante 15 ou 20 minutos, depois disso, ter uma sessão de treinos: 150 elevações de braço e 30 levantamentos com ferros. Uma sessão de 15 a 25 minutos. Isso é para manter a boa disposição e a postura física erecta durante o dia. Eu não sou o Rambo, nem um grandalhão, mas me contento com o meu corpo.
Enquanto treino, a água está a aquecer. Eu por hábito como cereais, aveia e/ou abacates ao pequeno almoço. Isso me dá energia. Aos que gostam de sandes, também bate. Mas não se deixem levar muito por isso, clima novo, procurem comer saudavelmente.
Enquanto como o pequeno almoço, vejo o Bom Dia Angola (nem sempre). Há aqui acesso aos canais da TPA via satélite.
Começo a estudar às 9h. Enquanto como, às vezes preparo o almoço, prèviamente temperado na noite passada. Às vezes cozinho mesmo na noite anterior. Ao chegar da escola, às 13 e tal estou com fome, e ao cozinhar nessa altura, perde-se precioso tempo. E peso também. O meu metabolismo é hiper-acelerado. Comi bem às 20:30. Agora são 22:41 e já estou com uma fome ridículamente forte. Estou a mastigar uma sandes com manteiga de amendoim e um copo de leite. Isso vai me segurar até o resto da noite.
Voltando ao assunto. Procurem escolher a roupa e o calçado no dia anterior. Engomem à noite. Deixem a televisão de lado. Eu tenho vindo a praticar isso desde a minha infância, mas há quem não tenha esse hábito.
Saibam o que irão cozinhar antecipadamente. Evitem comer em restaurantes. Principalmente aos homens. Não sabem cozinhar? Aprendam o mais depressa possível. Durmam cedo. Obviamente depois de fazerem tudo o que tinham. Isso para quem calhe com o período lectivo matinal, como o meu. Parece incrível, mas hoje, antes das minhas aulas de manhã eu tenho tempo para uma partida de FIFA 09... A princípio parece complicado e até engraçado, mas isso era só um exemplo de que é possível, em 2 horas fazer o maior número de coisas juntas. Enquanto tomam banho, o almoço está no fogão quase pronto.

Para os que estudam à tarde... Bem, é quase a mesma coisa. Acordem à mesma hora, não se levem pelo "estudo à tarde, posso levantar-me às quinhentas". Façam tudo o que puderem de manhã. Façam o almoço e o jantar também. Preparem a roupa para o dia seguinte. Tudo com antecedência. Pensem que vão a uma reunião presidencial todos os dias, e metam na mente que não podem atrasar, nunca. À tarde tem as aulas. Depois venham para a casa e procurem descansar o mais que puderem.

Dúvidas? Enviem-me um e-mail.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue