sábado, agosto 22, 2009

Dificuldades enfrentadas

Para residentes, estudantes, e aqueles que pretendem sê-lo aqui. Pois os visitantes pouco ou nada irão sentir.

A primeira delas é a implantação nos círculos sociais do país. A malta daqui não tem nada a ver com os comportamentos da malta lusófona. Nós temos sentido de humor muito aberto, fazemos amizades rápido. Principalmente angolanos e brasileiros. De outros pouco sei.
A separação entre pessoas de raça negra e branca, infelizmente, ainda se faz sentir muito aqui. E apesar de ser invisível a olho nú, para os que estão dentro, é mesmo muito visível.
Há sinais de racismo, e tribalismo por tudo quanto é canto.

E discriminação também. É dela que vou retratar agora. Por isso aconselho-vos, caros amigos da PALOP, especialmente os angolanos, prestem atenção e tenham cuidado:

1. Ha uns anos atrás, alguns angolanos introduziram no país uma má fama por serem barulhentos, atirarem lixo para o chão da cidade mais limpa de áfrica, e denegrirem os próprios namibianos.
Já os locais por sua vez, adquiriram um complexo de inferioridade perante os angolanos, e criaram um ódio que fá-los descriminarem-nos.
Por exemplo, ha umas semanas atrás, conseguiram roubar-me o telefone. Eu fui à Polícia para fazer a queixa. Foi essa a conversa que tivemos:

EU: Good afternoon, please I would like to report a stolen cellphone.
AGENTE: OK, please can i have the documentation and the package of the cellphone, and your ID?

Eu não tinha nada disso pois havia adquirido o telefone na Rússia há mais de um ano.

EU: Well, I bought it in Russia, a long time ago, so I don't have the stuff.
AGENTE(em tom exaltado): Oh, where are you from?
EU: From Angola.
AGENTE: Are you "angolian"(eles dizem angolian em vez de angolan. Pensam que é como namibian)???
EU: Yes, why? I'm from Angola, yes...
AGENTE(em tom arrogante): Sorry, we cannot help you. Next please!
EU: But, lady...

Fui interrompido:

AGENTE: Sorry, I said I can't help! Have a nice day.

Aquilo deixou-me sem norte. Fui discriminado no edifício da Polícia Namibiana, sem ter como me defender, sequer!!!!

Bem, agora já sei. Não posso ir para a polícia com o risco de ser preso por ser angolano.

Tenham cuidado, principalmente com a malta de tribo Owambo, eles são muito separatistas. Todos o são nesse país. Mas no que diz respeito à discriminação dos Angolanos, esses estão no topo da lista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue